Home Contato Associe-se Mapa do Site
Parceiros
NOTÍCIAS

Fórum reúne em Vitória as maiores autoridades em energia do País

22/2/2010        Fonte: A Gazeta    Editoria: Economia   
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Fórum reúne em Vitória as maiores autoridades em energia do País

21/02/2010 - 11h20 ( - gazeta online)

Em março, Vitória vai sediar um fórum que vai debater os cenários do setor de petróleo e gás, as tecnologias do futuro no dia a dia dos brasileiros e a polêmica em torno da implantação de novas usinas nucleares no Brasil. O III Fórum Capixaba de Energia acontece no dia 23 de março. Os interessados em participar devem estar atentos: as inscrições, que são limitadas, foram abertas no dia 08 de fevereiro e poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento.

A primeira palestra do evento será do secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, que vai falar sobre a Política Nacional de Petróleo e Gás Natural.

Almeida, que é funcionário de carreira da Petrobras e um dos coordenadores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do setor petróleo e gás, foi nomeado em agosto do ano passado como secretário no lugar de José Lima de Andrade Neto, que assumiu a presidência a BR Distribuidora.

Perspectivas

Logo após a palestra de Almeida, às 10h45, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, vai apontar as perspectivas do setor elétrico brasileiro, além de destacar a importância e o crescimento do Espírito Santo no cenário nacional.

Dentre os últimos projetos de geração de energia elétrica, o Estado se destaca com os recebimentos de nove termelétricas - sendo cinco movidas a gás natural - até 2013, multiplicando em três vezes a oferta de energia no País.

Pela programação, às 14 horas, uma mesa redonda promete esquentar o debate em torno de "Novas Tecnologias e Sustentabilidade". Projetos ligados a energia solar, veículos elétricos, smart grid (rede inteligente) e ônibus a hidrogênio serão apresentados por dirigentes de empresas e associações como as soluções do futuro.

A mesa será composta pelo presidente MPX Soluções Integradas, Eduardo Karrer; pelo diretor-presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Pietro Erber; pelo gerente executivo da EDP Bandeirante, Vitor Luiz Gardiman; e pelo diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Júlio Antônio de Freitas Gonçalves.

Energia nuclear

Para finalizar a programação do III Fórum Capixaba de Energia, o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, vai falar sobre a ampliação da energia nuclear no Brasil.

Em entrevistas recentes, Silva destacou que, de acordo com um levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em um cenário conservador, a demanda seria pela implantação de quatro novas centrais de 1.000 MW até 2030.

Rua Candido Portinari, Nº. 27, Edifício River Center - Salas 301 e 302, Santa Luiza, Vitória/ ES - Cep. 29045-415
Telefone: 27 3227-6767 - E-mail: cdmec@ebrnet.com.br
Copyright © 2006 - CDMEC