CDMEC impulsiona integração do CPID com o setor produtivo
- CDMEC Gestão do Site
- há 10 horas
- 3 min de leitura
No dia 2 de julho de 2026, a Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (SEDES) recebeu uma reunião estratégica que reforça o papel do CDMEC como articulador entre academia, governo e indústria capixaba. O encontro reuniu o presidente do CDMEC Carlos Henrique Veloso de Carvalho, o secretário de Desenvolvimento Rogério Salume, o reitor da UFES professor doutor Eustáquio Vinícius de Castro, o subsecretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Matheus Oggioni, o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SECTI Paulo Rodrigo de Freitas, a especialista em capacitação da NOVA ES (agência oficial de atração de investimentos do Espírito Santo) Juliana Ferrari de Oliveira, o diretor-geral da FAPES Rodrigo Varejão, ex-presidentes do CDMEC José Emílio Brandão e Fausto Frizzera, diretores Carlos Sena, Daulio Sidequersky e Ângelo Gil Rangel, além dos professores doutores Maxwell Monteiro (IFES - laboratório CIDIG), Celso José Munaro (UFES - laboratório INDCONTROL), Sérvio Túlio Alves Cassini (UFES - laboratório LACAR), Jairo Pinto de Oliveira (UFES - laboratório LACAR) e o Pró-Reitor de Extensão da UFES Ednilson Silva Felipe.

O CPID e seus oito laboratórios
O CPID abriga oito laboratórios que desenvolvem pesquisas e projetos com potencial de aplicação industrial:
LACAR – Laboratório de Caracterização Física, Química e Microbiológica (UFES)
NEADES – Núcleo Estratégico em Água e Desenvolvimento (UFES)
NAA – Núcleo de Análise Ambiental (UFES) • ELEM – Laboratório de Tecnologia de Equipamentos (UFES)
INDCONTROL – Técnicas Avançadas de Diagnóstico e Controle de Processos Industriais (UFES)
LABENDEN – Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos (UFES)
CIDIG – Núcleo de Planejamento e Análise de Redes Multimídia / Cidades Digitais (IFES)
LSCA – Laboratório de Sistemas, Controle e Automação (UFES)
Atualmente, nesses laboratórios rodam 13 projetos. Alguns já atendem demandas do governo estadual, como estudos de energia fotovoltaica e análises ambientais para órgãos como o IEMA e o Ministério Público, e atendem indústrias de mineração, celulose e saneamento com análises ambientais, ensaios em materiais e desenvolvimento de equipamentos. No entanto, ainda existem dificuldades para que esses projetos atendam de forma ágil e mais efetiva às necessidades das empresas.
Desafios e oportunidades discutidos
Os participantes destacaram que o CPID enfrenta gargalos como a falta de personalidade jurídica própria (funcionando majoritariamente via CPF de pesquisadores), a dificuldade para emitir notas fiscais e laudos técnicos, e a ausência de um modelo de governança mais estável e independente de políticas de governo específicas.
Foram citados exemplos positivos do passado, como o modelo de núcleos de competência criado com a Petrobras no início dos anos 2000, que funcionou como uma ponte eficiente entre demanda industrial e competência acadêmica. Os professores doutores presentes compartilharam experiências de seus laboratórios, reforçando a qualidade técnica existente e a necessidade de instrumentos jurídicos e de gestão que permitam atender o setor produtivo de forma mais direta.
Foi consenso que o Espírito Santo vive um momento de atração de novos investimentos e que é fundamental criar melhores condições para que a pesquisa e desenvolvimento atendam demandas reais das empresas, além de reter a inteligência dos negócios no estado e preparar a mão de obra local nas universidades e instituições de ensino técnico.
Papel do CDMEC na integração academia-indústria
O CDMEC posicionou-se como protagonista na construção dessa conexão. A entidade defendeu a criação de instrumentos que facilitem a prestação de serviços tecnológicos às empresas. Nesse contexto, o CDMEC informou que poderá atuar como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) em apoio à FEST – Fundação Espírito-santense de Tecnologia, fortalecendo a integração entre a academia e o setor produtivo capixaba.
Próximos passos
O encontro avançou no entendimento compartilhado dos desafios e na definição de caminhos para tornar o CPID uma infraestrutura estratégica de verdade, alinhada às vocações capixabas e ao planejamento de longo prazo do estado. O CDMEC reafirma seu compromisso de impulsionar a integração do CPID com o setor produtivo, gerando mais inovação aplicada, competitividade para as indústrias e desenvolvimento sustentável para o Espírito Santo.
Acompanhe as atualizações no blog do CDMEC e participe ativamente dessa agenda. Associe-se ao CDMEC e contribua para a inovação capixaba e o fortalecimento de nossa indústria.











