Transparência e Desenvolvimento Local: CDMEC se Pronuncia sobre Contratações da Samarco
- CDMEC Gestão do Site
- há 2 dias
- 3 min de leitura
O CDMEC – Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico recebeu da Samarco, em 26 de junho de 2026, posicionamento oficial sobre as contratações da rota Pellet Feed, que transcrevemos abaixo.
Reconhecemos a postura de diálogo da Samarco ao solicitar reunião com nossa diretoria após a primeira etapa de contratações. A reunião, realizada por iniciativa do CDMEC na sede do SINDIFER, reforçou a parceria histórica com o sindicato patronal. Registramos ainda a participação da Samarco no 1º Encontro Empresarial do CDMEC, ocorrido em 12 de maio de 2026, quando apresentou detalhes do projeto M3 — conteúdo disponível na íntegra no canal do CDMEC no YouTube e no blog da entidade.
No entanto, o CDMEC não pode deixar de registrar a legítima frustração das empresas metalmecânicas capixabas com o resultado da primeira grande concorrência do Projeto Momento 3 (M3). Apesar da capacidade técnica comprovada das empresas do Espírito Santo, a Samarco contratou uma empresa mineira. Essa decisão contrasta com o histórico de forte participação capixaba nos contratos da Samarco, que já chegou a representar mais da metade dos fornecedores e hoje se encontra em patamar significativamente mais baixo.
As empresas capixabas possuem elevado padrão técnico, experiência comprovada em grandes projetos siderúrgicos e de mineração, mão de obra qualificada e plenas condições de entregar serviços de excelência — ainda mais vantajosos quando executados em solo capixaba, com redução de custos logísticos, maior agilidade e maior geração de emprego e renda no Espírito Santo.
A Samarco reforçou, em sua nota, o compromisso de promover a subcontratação local e a realização de evento específico para fornecedores capixabas. Sugerimos que, além disso, as regras de contratação sejam reavaliadas, para permitir ampliar a presença capixaba nas contratações. O CDMEC acompanhará essas iniciativas, que esperamos sejam de fato efetivas e contribuam para reequilibrar a participação das empresas do Espírito Santo nas próximas etapas do projeto, garantindo maior conteúdo local e desenvolvimento socioeconômico efetivo para o nosso estado.
Segue, na íntegra, a nota enviada pela Samarco ao CDMEC em 26/06/2026:
Posicionamento Contratações M3 Espírito Santo
A Samarco iniciou processos de contratações de fornecedores para viabilizar o avanço rumo à retomada de 100% de sua capacidade produtiva instalada na Unidade de Ubú. A primeira concorrência realizada foi para a rota pellet feed, em um processo estruturado que assegurou isonomia entre todos os participantes. A Milplan foi a empresa vencedora após atendimento aos requisitos técnicos e por apresentar a melhor proposta comercial. Empresas do Espírito Santo participaram da concorrência e foram aprovadas no quesito capacidade técnica.
Independentemente da origem da empresa contratada, a expectativa é que haja mobilização de benefícios para o território local, por meio da contratação de força de trabalho da região, da ampliação de compras locais e da subcontratação de fornecedores e prestadores de serviços locais, sempre alinhados aos requisitos técnicos e operacionais exigidos.
A Samarco realizará evento com fornecedores do ES para apresentarem à empresa vencedora da rota Pellet Feed seus portfólios, fortalecendo a recomendação para aquisição de materiais e subcontratação dentro do estado. Além desta iniciativa, a área de Suprimentos da Samarco realiza rodadas de esclarecimentos com as empresas que participaram desta primeira rota para apoiar no desenvolvimento da competitividade e ajudar na preparação para as próximas concorrências.
Até o momento, cerca de 80 fornecedores capixabas já atuaram no projeto do Momento 3, totalizando R$ 254 milhões (jan a abr/2026), incluindo empresas dos municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma, o que evidencia a forte inserção local. Destaca-se que outras rotas de serviços serão contratadas ao longo do projeto. Outra concorrência concluída, recentemente, foi a de Operador Logístico (Ubú e Germano), com vitória da empresa capixaba VIX Logística para atender as unidades de Ubú e Germano (MG).
A Samarco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua e ressalta que contratos de grande porte contemplam também contrapartidas e investimentos sociais voltados às comunidades locais, conforme diretrizes do Manual Social da empresa para contratadas.











